Departamento Pessoal
É a área responsável pelos procedimentos necessários para garantir a legalidade das relações trabalhistas entre empresa e empregados. Isso envolve as obrigações trabalhistas, previdenciárias e as retenções de imposto de renda. Também cabe ao DP agilizar e tornar mais eficientes esses processos burocráticos, assegurando os direitos dos funcionários e evitando multas e passivos trabalhistas para a organização.
Na prática, o DP garante o cumprimento do contrato de trabalho por parte do trabalhador e da empresa. É competência do Departamento Pessoal a execução de várias atividades, entre elas:
- Admissão e Desligamentos
- Concessão de licenças, afastamentos e férias
- Tudo que diz respeito à remuneração, incluindo os cálculos da folha de pagamento e a Gestão de Benefícios
- Controle da jornada de trabalho via Gestão do Ponto
- Indicadores
- Envios do eSocial
- DCTFWeb
- DIRF
- Cumprimento da LGPD
Também é comum que profissionais de DP se envolvam com assuntos que dizem respeito à Saúde e Segurança do Trabalho. Todas essas atribuições estão relacionadas à principal responsabilidade do Departamento Pessoal, que é garantir a conformidade com a legislação trabalhista. Por esse e outros motivos, é uma área essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa
Departamento Fiscal
É o departamento responsável por fazer a escrituração das movimentações fiscais, analisar e gerenciar impostos e garantir que todas as obrigações acessórias sejam cumpridas.
É este setor que cuida da gestão tributária de uma empresa, fazendo o controle e acompanhamento de todas as atividades que tenham qualquer relação com os tributos.
Basicamente, todas as atividades de um negócio devem passar pelo setor fiscal, desde a compra de mercadorias para o estoque, vendas parceladas, empréstimos feitos, além de uma série de outras transações.
Além disso, é este setor que se dedica às adequações necessárias para melhorar o planejamento interno, à implementação de formas de controle fiscal e à integração às demais áreas da empresa e seus processos.
Contabilidade
O departamento contábil é o setor responsável por registrar e monitorar as movimentações financeiras e patrimoniais. O objetivo é garantir que as transações sejam precisas e estejam de acordo com a legislação.
As principais funções do departamento contábil são:
- Elaborar demonstrações contábeis, como balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, entre outras
- Realizar entregas obrigatórias, como a escrituração contábil e fiscal
- Controlar o imobilizado, como aquisições e vendas
- Apurar e controlar impostos, como o lucro real
- Realizar conciliação bancária
- Gerar relatórios gerenciais, como resumo de faturamento
O departamento contábil fornece informações financeiras e gerenciais que ajudam os gestores a tomarem decisões estratégicas.
Imposto de Renda
O IRPF, ou Imposto de Renda de Pessoa Física, é um imposto federal brasileiro que incide sobre os rendimentos da Pessoa Física. Só não precisa prestar contas quem estiver dentro do limite de isenção de faturamento estabelecido pela Receita Federal. Anualmente o prazo para realizar o IRPF se inicia no primeiro dia útil do mês de março e é encerrado às 23 horas e 59 minutos do último dia útil do mês de abril.
O Imposto de Renda de Pessoa Física foi instituído no Brasil em 1922, com o intuito de destinar as arrecadações para diversos setores da sociedade, como a educação, saúde e segurança. Cada contribuinte paga de acordo com os seus rendimentos anuais, a taxa é variável, o que depende dos seus ganhos. Ou seja, o imposto é aplicado sobre o percentual de ganhos declarados pelo indivíduo, sendo que as taxações maiores ocorrem para cidadãos com rendas também maiores. Indivíduos que ganham abaixo do limite estabelecido não precisam declarar o imposto. Porém, deve-se manter atento pois os rendimentos tributáveis são ganhos como salários, prêmios em dinheiro — principalmente de loterias — aluguéis e até investimentos.
A dúvida de como declarar imposto de renda é a mais comum. A declaração deve ser feita com muita atenção através do software disponibilizado pela Receita Federal. Porém, é necessário sempre consultar um contador para que o preenchimento seja realizado de forma correta. Impostos preenchidos errados podem trazer uma grande dor de cabeça. Alguns campos podem ser bem confusos, o que torna comum erros durante a declaração.
Por isso, para declarar seu IRPF contate-nos e fale com um especialista! Tenha todo o auxílio de quem entende de contabilidade!