O impacto no orçamento promovido pelo uso de um sistema fotovoltaico é gigantesco o que faz muita diferença nas despesas de fim do mês. Apesar de ter um papel ambiental muito importante ao diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, o principal motivo para a crescente procura pela energia solar é com certeza, sua economia na conta de energia elétrica.
Ao procurar uma empresa especializa em projetos fotovoltaicos, ela irá projetar, com base no seu consumo e nas condições climáticas do local onde você mora, um sistema que consiga produzir toda a energia que você consome no mês em sua casa.
Com esse projeto e de acordo com as regras do segmento de geração distribuída, o seu sistema fará com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora, é partir daqui que você consegue reduzir drasticamente seus gastos com energia elétrica.
O impacto da energia fotovoltaica na conta de luz
Quando um consumidor adere à energia vinda do sol em sua residência, essa passa a ser a sua fonte principal de eletricidade. Sendo assim, é possível depender o mínimo possível do fornecimento convencional de energia.
Dessa forma, a redução de gastos na conta de luz pode chegar a 95%. Entretanto, é preciso ter em mente que isso depende de como é o consumo da residência e do tamanho do sistema que foi instalado. Para chegar ao máximo de desconto, é necessário que o sistema seja planejado com base no consumo daquela unidade dos últimos 12 meses. Outro fator importante é que a irradiação é determinante na eficiência energética.
No Brasil, graças à alta incidência solar, devido a nossa localização geográfica próxima a linha do Equador, isso não costuma ser um problema, pois até nos lugares com uma menor radiação solar, é possível a implementação desse tipo de sistema.
Impacto econômico aliado a valorização da sua casa
Que o resultado de se investir em energia solar no fim do mês, faz você reduzir drasticamente seus gastos você agora já sabe, mas e que ao instalar um projeto fotovoltaico você agrega valor a sua casa, você sabia?
Exatamente, segundo O Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, indicou em um estudo, um imóvel com energia solar passa por uma valorização de 4 a 6%. Ou seja, ao investir em um sistema altamente tecnológico, e lucrativo sua casa automaticamente ganha valor no mercado.
Cenário solar no Brasil
Por muitos anos, a energia fotovoltaica tinha pouca demanda no Brasil. Como só existiam sistemas isolados, que não eram conectados à rede, o uso dessa tecnologia era restrito a pontos remotos, onde não havia distribuição da rede concessionária.
Porém esse cenário já mudou completamente e o mercado solar no país está crescendo cada vez mais, principalmente nos últimos anos. Essa fonte de energia conseguiu bater recordes em 2020, enquanto alguns setores da economia tiveram dificuldades por causa da pandemia, a implementação de painéis solares cresceu 70% no ano passado, gerando 7,5 gigawatts.
Além da alta produção solar, a matriz energética brasileira está avançando cada vez mais rumo ao topo do ranking mundial de instalações graças aos investimentos de órgãos governamentais e redes privadas por todo o país.
Segundo a ABSOLAR, o setor fotovoltaico pode dar um alto retorno não apenas à população brasileira, mas para a economia de uma forma geral. Até 2050, se prevê um retorno de R$ 139 bilhões de novos investimentos e 1 milhão de novos empregos nos próximos anos.
O cenário solar no país não é mais uma estatística já é realidade, e para o bolso do consumidor que escolhe essa fonte de energia, essa realidade pode significar uma economia de até R$ 150 bilhões, além de evitar 8,3 milhões de toneladas na produção de dióxido de carbono (CO²), um dos principais agentes de poluição emitidos na atmosfera e que corroboram com o aquecimento global.